terça-feira, 28 de agosto de 2012

CATA-VENTO DIVERTIDO



Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades. Aproveitando que o mês de agosto caracteriza-se como mês do vento a professora de lúdico Thiara Gabriela Cyrino Ramos, confeccionou com os alunos um cata-vento.

Confeccionar um brinquedo e relacionar com algo real, neste caso um fenômeno natural “o vento”, é importante e se torna divertido para as crianças. Nesta atividade além da coordenação motora fina a habilidade que será desenvolvida é a dicção, pois para o cata-vento se movimentar os alunos precisam assoprar.

Nesta atividade foi abordado vários eventos: foi relacionado o cata-vento com os aero geradores que produzem a energia eólica que é o símbolo do nosso município, discutindo como se faz a utilização das mesmas e como o vento se transforma em energia elétrica. Durante a atividade e exploração do cata-vento foi interessante o comentário de uma criança: “o cata-vento gira para acender a luz”.